Projeto " Feira das Regiões" -2009

Projeto " Feira das Regiões" -2009
Alunos do 6º ano (5ª série) - Região Centro-Oeste

Projeto "UNIDOS NA LEITURA"

                                           ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


                                                       PROJETO:                                                                                                                                                                                                       


  

                                       UNIDOS     NA     LEITURA
                                                                                                                            

Só o jardineiro sabe quando as plantas vão germinar, pois quem comprou as sementes ou ordenou que fossem plantadas não tem a mínima idéia do esforço necessário. Só quem se dedica ao trabalho recolhe verdadeiros frutos.”                                                              ( A.. d)

NÍVEA MOREIRA SILVA CARNEIRO    
MARINA COSTA DE JESUS
                                                                                                  
 1- IDENTIFICAÇÃO:
1.1- UNIDADE ESCOLAR:  Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima
1.2- ENDEREÇO: Serviço Mecânico Industrial, BR 324 – Km 12, s/nº - Valéria
1.3- DIRETORA DA UNIDADE ESCOLAR: Marleth Santos Dias
1.4- VICE – DIRETORES: Josemir Upinho Caetano do Nascimento (Matutino)
                                                Débora de Jesus Silva (Vespertino)
                                                Maria Graças Falcão de Oliveira (Noturno)
1.5- TÍTULO DO PROJETO: Unidos na Leitura  / O Dia da Leitura
1.6- TEMA:   A Leitura em Nossa Vida
1.7- SUB-TEMA: Leitura diversificada - Interdisciplinar
1.8- AUTORES: Professoras- Nívea Moreira Silva Carneiro e Marina Costa de Jesus
1.9- ABRANGÊNCIA: (Público Alvo) Alunos do Ensino Fundamental: Alunos Ensino Fundamental Nível II (6º ao 9º ano do Matutino e Vespertino); Ensino Fundamental (EJA II- Noturno)
1.10- LOCAL DE REALIZAÇÃO: Salas de aula ( Com dois professores de diferentes disciplinas, por sala, funcionando como mediadores em todo o trabalho de leitura) e a área do Pátio (para as apresentações de danças, músicas, dramatizações, cartazes e leituras em geral)


                      “ Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já tem a forma do nosso corpo. Esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre, à margem de   nós mesmos.
                                            ( Fernando Pessoa)
2- PROBLEMÁTICA:
O brasileiro lê pouco. Muitos têm contato com a leitura apenas na Escola; mas nem sempre as escolas trabalham bem a leitura. Existe uma idéia errônea de que só o professor de português tem a responsabilidade de trabalhar com a leitura. Juntando a falta de envolvimento de demais professores e a falta de interesse dos alunos com a Leitura, considerando a idéia de que “ler é muito chato”, percebemos a grande problemática: Pouca leitura ou uma leitura fragmentada, sem compreensão devida, gerando resultados negativos, principalmente nas avaliações. È  por isso que se faz necessário buscarmos,em caráter de urgência, alternativas de solução como este projeto: Unidos na Leitura.

3- TEMÁTICA:
Leitura Diversificada – Interdisciplinar – Todas as disciplinas trabalharão com Leitura (textos diversificados) em um dia determinado: Todos Unidos na Leitura percebendo o valor de uma leitura bem trabalhada, seguida de produções baseadas na interpretação; utilizando diferentes estratégias de leitura para atribuir um sentido ao texto, oportunizando dicas que é preciso seguir para ler um texto e perceber seu significado.

4-JUSTIFICATIVA:
É de vital importância que todo corpo docente e discente esteja em busca de melhores êxitos na leitura, pois é através da leitura que se formam cidadãos críticos e seletivos no meio sócio-econômico-cultural. Assim, a leitura possibilita a aquisição de maior parte dos conhecimentos acumulados. A Leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, mas sim uma habilidade que envolve a decisão do leitor. Ler por obrigação, sem curtir o texto, só para cumprir um dever escolar, longe de criar leitores, criará decifradores de sinais (letras, palavras) sem significados.

5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
                  “ A Leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc... Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação,inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência.”                        ( PCNs – Língua Portuguesa
                 “ Diante do colar – belo como um sonho – admirei,sobretudo, o fio que unia as pedras e se imolava anônimo para que todos fossem um...”     (D. Helder Câmara)
                “O estabelecimento de um trabalho de sentido interdisciplinar provoca, como toda ação a que não se está habituado, uma sobrecarga de trabalho, um certo medo de errar, de perder privilégios e direitos estabelecidos ( por menores que sejam). A orientação pelo enfoque interdisciplinar para orientar a prática pedagógica implica em romper hábitos e acomodações, implica em buscar algo novo  e desconhecido.É, certamente, um grande desafio.”                 ( Heloísa Luck – Pedagogia Interdisciplinar)
                   “ O conhecimento é, como a riqueza, destinado ao Uso. A posse do conhecimento sem ser acompanhada de uma manifestação ou expressa em Ação é como um amontoado de metais preciosos, uma coisa vã e tola.”     ( Hermes, segundo Schuré 1986:83)
                  “ Um texto é, portanto, um conjunto de elementos e um conjunto de relações que cria um contexto – uma situação global. É o contexto que dá significação aos elementos. É no contexto que palavras, frases e parágrafos ganham importância e significação.”
              ( Enilde L. de J. Faulstich – Como Ler, Entender e Redigir um Texto)

6- OBJETIVOS GERAIS:
- Fomentar uma cultura de valorização da Leitura na escola e na Comunidade.
- Desenvolver nos alunos e nos professores, em geral, o gosto pela leitura, fortalecendo a parceria entre todas as disciplinas.
- Aprimorar o ensino e a aprendizagem com um trabalho interdisciplinar.
- Incentivar uma visão crítica nos alunos, desenvolvendo a criatividade e a originalidade nos trabalhos propostos, o que é tão cobrado neste mundo competitivo.

7- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Oportunizar a leitura de vários textos.
- Perceber a importância da Pontuação para a atribuição de diferentes sentidos do texto.
- Avaliar o próprio ritmo de Leitura através da verificação em gravação.
- Interpretar textos dos mais simples aos mais complexos; fazendo comentários, trazendo informações sobre autores e temas, ajudando a descobrir o significado.
- Montar painéis, ilustrativos, cartazes, tabelas, fichas, peças teatrais, a partir das leituras feitas, realizando inferências.

8- METODOLOGIA:
1- Sorteio para formação de duplas de professores/por série ( o mesmo professor formará duas duplas para trabalhar em duas séries diferentes: com uma na 1ª fase ;e com a outra na 2ª fase)
2-Dinâmica com os alunos para a divisão de equipes da 1ª fase: Leitura e Produção.
3- Cada grupo (da sala) receberá um tipo de texto diferente (discriminados abaixo, na parte de conteúdos).
4- Já de posse do texto, o grupo fará várias leituras cuidadosas. A partir da mediação do professor, com intervenções necessárias, o aluno fará suas inferências.
5- Será feita uma discussão sobre o tema, autor e significado do texto, seguida de um instrumento de avaliação oral ou escrito (a depender da escolha do professor e dos alunos).
OBS: Haverá o intervalo para merenda e relaxamento com músicas e dinâmicas.
6- Cada grupo deverá escolher uma forma de produção diferente para apresentar o texto trabalhado (na 2ª fase) no pátio da Escola, onde todos assistirão. Ex: cartazes, peças, anúncios, slogans, tabelas, gráficos, músicas, telas-pinturas, etc...
7-Apresentação, no pátio, de todos os trabalhos produzidos. (no mínimo, cinco apresentações por sala).

9- CONTEÚDOS
a- Leituras Diversificadas:
. Lendo um texto publicitário; Lendo um texto Informativo; 
. Lendo com a Turma: Leitura Branca/ Leitura Dramatizada; Músicas diversas
. Lendo Imagens;         Lendo Gráficos, Tabelas, Bulas de remédios, Receitas, Instruções etc...
b- Pontuação (entonação)
c- Gêneros Textuais
d- Produção de gráficos, tabelas, fichas, propagandas, telas, peças teatrais, sinopses...

10- PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino Fundamental- Nível II (6º ao9º ano), Alunos do EJA, professores e toda Comunidade Escolar.
          11- CRONOGRAMA:
O trabalho será realizado em um dia de aula ( 06-11-2009), dividido em duas fases:
1ª fase-Produção: Onde serão entregues diversos textos que, depois da leitura e interpretação, se desenvolverão vários tipos de produção, resultante da extração do significado dos mesmos.  ( 03 horas aula = 135 minutos)
2ª fase-Apresentação: Todos os trabalhos produzidos deverão ser apresentados (um por equipe, no mínimo 05 trabalhos por turma) no pátio da Escola para que uma série tome conhecimento do trabalho produzido na outra série, ocorrendo assim, uma troca de experiências. (02 horas aula= 45 minutos)

12- RECURSOS: 
- Humanos: Dois professores de disciplinas diferentes, por série, para a fase de produção; Alunos que divididos em grupos permitirão as discussões e troca de experiências; a Direção e o Pessoal de Apoio ( funcionários da escola em geral ) que estarão presentes a todo momento.
-Materiais: Textos xerocados, ou/e digitados, tabelas, gráficos...; diversos livros, jornais e revistas; Papel metro, cartolina, papel ofício, piloto, hidrocor, tinta guache, pincéis, cola, régua, lápis, borracha, canetas diversas, fita adesiva, came, TV, DVD, Som, máquina digital...   

13- AVALIAÇÃO:
Ocorrerá em todo o processo:
- Na 1ª fase (de leitura e produção) a partir de questionamentos orais e escritos, preenchimentos de fichas de leitura etc...
- Na 2ª fase (de apresentação) a partir das apresentações feitas pelos alunos-a qualidade de produção dos trabalhos apresentados, a participação e interesse de cada aluno.
- Auto - avaliação: feita pelos alunos e professores ao final de todo o trabalho.





14- BIBLIOGRAFIA:   
JOLIBERT, Josette e colaboradores. Formando crianças leitoras. Porto Alegre, Artes Médicas 1994. vl.01 
ELOISA, MARA, MÁRCIA. LIP: Leitura, Interação e Produção. Trabalhando com Projetos.
LUCK, Heloísa. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos teórico-metodológicos, Petrópolis,    RJ,   Vozes,1994.
1. Parâmetros Curriculares nacionais. 2. Língua Portuguesa: Ensino de quinta a oitava séries. Brasília; MEC/SEF 1998.
FAULSTICH, Enilde L.de J. Como Ler, Entender e Redigir um Texto. Petrópolis, RJ,1987          Editora Vozes LTDA.   

“ Na medida, porém, em que me fui tornando  íntimo do meu mundo, em que melhor o percebia e o entendia na “ leitura” que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo.”
                                                                    ( Paulo Freire)   


15- ANEXOS: 
- Fotos; Trabalhos Escritos etc...                                                           







   Algumas fotos das duas etapas do projeto: Unidos na Leitura
  Depois de terem lido e interpretado os textos, os alunos fizeram trabalhos de montagens, cartazes, dramatizações e outras apresentações no pátio da escola.
   Foi possível trabalharmos todos juntos, em um dia, só com leitura: leituras diversas, com professores de diferentes disciplinas. O aluno percebeu, com certeza, a força do nome do projeto"Unidos na Leitura".
   Este projeto foi aplicado duas vezes em diferentes datas;Primeiro utilizando o Tema: COPA 2010, BRASIL X ÁFRICA ; (aplicado no mês de Junho, tendo culminância uma semana antes da festinha de encerramento do 1° semestre; depois, trabalhando agora, na 4ª unidade (foi aplicado entre os meses de outubro e novembro), utilizando diferentes temas escolhidos por eles mesmos : Circo, Reciclagem, Futebol, Anos 70, Carnaval e o Sítio do Pica-Pau Amarelo, tendo como culminância um baile à fantasia, onde foram apresentados todos os trabalhos realizados, de forma oral e ecrita, avaliados por todas as disciplinas, principalmente a de Educação Física ( como será visualizado pelas fotos que colocarei).
  O resultado foi bastante satisfatório, as leituras e apresentações muito significativas. Apenas, pecamos por não termos pensado nos custos que iriam gerar, mas no final deu tudo certo.A direção nos apoiou com materiais importantes para as nossas apresentações, e também, financiando um DJ (som) profissional no dia do Baile.