Projeto " Feira das Regiões" -2009

Projeto " Feira das Regiões" -2009
Alunos do 6º ano (5ª série) - Região Centro-Oeste

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TP6

Foi muito interessante trabalhar com este TP6 porque os alunos mostraram suas preferências literárias e aprenderam a argumentar para defender suas teses. A atividade que eu propus levou eles a refletirem melhor sobre as suas diferentes escolhas de leitura, e assim chegaram a conclusões, ainda que pequenas,de uma boa e má leitura.























































TP5
















































































Neste TP (TP5), os alunos aprenderam a prestar mais atenção aos detalhes, eles perceberam que existe a continuidade dos sentidos, aprenderam a ver as partes e o todo de um texto. Separar e juntar as partes com elementos coesivos, é importante, pois sem Coesão não há Coerência.Eles gostaram bastante dos quadrinhos trabalhados: 1º com alguns balõezinhos apagados pra eles criarem as falas coerentes com as já existentes; e depois na outra historinha, ele montaram a história(sem fala) das partes soltas para formarem o todo.




























































ATIVIDADES DOS ALUNOS COM OS TPs

TP 1








o

























ATIVIDADES DOS TPs REALIZADAS EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS (2009 / 2010)

As atividades, aqui apresentadas, foram aplicadas em duas sextas séries da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima - Bairro de Valéria - Salvador/Bª, em anos diferentes. Com a sexta série A, no ano de 2009 e com a sexta série B, no ano de 2010. A ordem dos TPs foi determinada pelo professor formador. Sendo assim, não foi obrigatoriamente iniciada pelo TP 1. Mas Optei, nesta apresentação pela ordem dos TPs e não pelas datas das oficinas (Portanto, comecei com o TP 1 que não foi aplicado na 1ª oficina).
No TP1, trabalhamos principalmente com as unidades 01 e 04. Na unidade 01(Variações Linguísticas) fizemos um dicionário de gírias e jargões: gírias comuns aos jovens, como "é treva" e outras...; já os jargões utilizamos os principais de cada profissão ou área. Na unidade 04, estudamos a intertextualidade, dando destaque às fábulas, como mostram estas atividades dos alunos.